Japoneses acompanham chegada da primavera pelo celular


Depois de meses de frio, os japoneses esperam ansiosos pelo início da primavera, marcado no país pelo florescimento das flores de cerejeiras, chamadas de sakura. A mudança na paisagem começa no sul do Japão e se estende até o norte durante um período aproximado de dois meses. Para acompanhar esse fenômeno, os japoneses contam com um serviço em tempo real por celular.

O Projeto Sakura, promovido pela empresa de meteorologia Weathernews, envia mensagens para o celular das pessoas cadastradas avisando quando as flores estão chegando em cada região. Em sua quinta edição, o projeto já conta com mais de 17 mil usuários em todo o país, segundo o site Asiajin.

Os usuários também podem se tornar "monitores Sakura", enviando informações sobre cerejeiras próximas a suas casas - inclusive fotos tiradas pelo celular. De acordo com o Asiajin, a Weathernews responde em 48 horas com previsões específicas para aquele árvore.

A empresa de meteorologia também oferece em seu site uma simulação de como será a estação das flores de cerejeira: http://weathernews.jp/sakura/.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.