Torre Eiffel comemora 120 anos

O monumento é um dos mais visitados do mundo, a estrutura recebeu nova camada de pintura cor bronze.


A Torre Eiffel, símbolo indiscutível da paisagem de Paris, comemora nesta terça-feira (31) 120 anos sem encontrar rival na capital francesa desde que foi inaugurada para a Exposição Universal de 1889.
Inicialmente chamada Torre de 300 metros - apesar de, na época, ter 312 metros -, esta estrutura de ferro forjado, concebida pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, é um dos monumentos mais visitados do mundo.
Para seu aniversário, a estrutura recebeu uma nova camada de pintura cor bronze, a 19ª desde sua inauguração.
O monumento foi inaugurado no dia 31 de março de 1889, quando Gustavo Eiffel subiu os 1.710 degraus existentes desde o piso até o terceiro andar da torre e hasteou a bandeira francesa.
Formada por 18.038 peças de ferro sustentadas por 2,5 milhões de parafusos, as 10.100 toneladas da Torre suportam o peso das camadas de pinturas anteriores, que calcula-se que pesem 250 toneladas.


Eiffel, um engenheiro que construía pontes e responsável pela estrutura metálica da Estátua da Liberdade, de Nova York, fiscalizou pessoalmente as obras da Torre, que seria erguida de forma provisória para a exposição.
Foi graças à instalação de uma antena de rádio em seu ponto mais alto pela Marinha Francesa que o monumento foi indultado.
A Torre, que foi o prédio mais alto do mundo durante mais de 40 anos até que, em 1929, foi substituída no posto pelo Edifício Chrysler em Nova York, começou a ser construída em janeiro de 1887 em meio a críticas dos que a consideravam uma "desonra" a Paris.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.