EUA e Rússia anunciam negociações para novo acordo sobre armas nucleares

Obama e Medvedev fizeram o anúncio em Londres, após sua 1ª reunião.Primeiros resultados das negociações devem ser divulgados em julho.



Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Dimitri Medvedev, anunciaram nesta quarta-feira (1) em Londres que os dois países vão negociar um novo acordo para a redução de armas nucleares.
O acordo de armas proposto iria além de um tratado estratégico de 2002, em que os dois lados se comprometeram a cortar arsenais para entre 1.700 e 2.200 ogivas até 2012. Os primeiros resultados da negociação devem ser divulgados em julho.
O anúncio foi feito em comunicado conjunto após a primeira reunião entre os dois líderes, uma tentativa de reatar as relações entre os dois países, que ficaram estremecidas durante o governo de George W. Bush.

Ambos concordaram em trabalhar juntos com relação ao Afeganistão, exortaram o Irã a restaurar a confiança na natureza pacífica de seu programa nuclear e expressaram preocupação sobre o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte.Medvedev e Obama também reconheceram as diferenças sobre a guerra de 2008 entre Rússia e Geórgia e sobre as propostas dos EUA sobre instalação de escudos antimísseis no Leste Europeu, algo que Moscou considera uma ameaça à segurança. Eles prometeram "cooperação conjunta" na questão do escudo.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.