Apreensão de veículos pela PM aumenta oito vezes no último semestre em SP

Foram apreendidos 8.047 veículos contra 964 no ano passado, diz PM. Também cresceram documentos e habilitações recolhidos no período.

A apreensão de veículos pela Polícia Militar aumentou oito vezes no último semestre na capital paulista, em comparação com o mesmo período do ano passado. O tenente Sérgio Marques, do 34º Batalhão da PM, atribui o crescimento à maior fiscalização e ao fato de, agora, a polícia contar com mais guinchos e pátios de recolhimento. De acordo com dados da PM, foram apreendidos, entre janeiro e julho de 2008, 964 veículos na capital paulista. No 2º semestre do mesmo ano, esse número subiu para 5.083. Já no 1º semestre de 2009, o total foi de 8.047. Entre as infrações que levam o veículo a serem guinchados aos pátios estão transitar com placas sem condição de visibilidade ou adulteradas e dirigir sem habilitação.


Os automóveis recolhidos são levados para três pátios do Detran e outros que fazem parte de um convênio com o governo municipal, de acordo com o tenente. “Temos, nesse convênio, o número de 40 guinchos disponíveis. Hoje nós temos vagas ilimitadas, porque, quando um pátio enche, a concessionária tem que abrir outros”, conta. Para o tenente, esse convênio firmado no ano passado possibilitou o crescimento das apreensões. “Aumentou enormemente a apreensão de veículos. [No último ano], nós tivemos a abertura de vários pátios e a disponibilidade de guinchos. Antigamente, era a viatura que levava. Com isso, meu policial tem mais tempo livre para fazer a fiscalização”, afirma. O batalhão conta com 800 policiais que atuam preferencialmente na área de trânsito. Segundo o tenente, as blitze da Operação Direção Segura, intensificadas após a “lei seca”, que entrou em vigor em junho do ano passado, contribuíram para o aumento nas apreensões. Apesar disso, a PM afirma que realiza outras operações durante o dia na capital paulista, inclusive nos horários de maior movimento no trânsito.
Saiba mais no G1.com

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.