Taxa de desemprego cai pela 3° vez seguida e é o menor desde dezembro, diz IBGE

O desemprego teve 3° queda seguida entre os meses de maio e junho, mas rendimento do trabalhador continua o mesmo.

A taxa de desemprego no Brasil registrou a sua 3° queda consecutiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado a taxa de desemprego ficou em 8,1%, na menor taxa registrada em dezembro do ano passado que estava em 6,8%. Em maio havia ficado em 8,8. O número de desempregados foi calculado em 1,9 milhão nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. Comparando com junho de 2008, observa-se que a taxa ficou quase instável, que ficara em 7,9 naquele mês. Lamentável, mais o rendimento médio real do trabalhador não seguiu o crescimento do emprego, comparando os meses de maio e junho.
Veja o resultado da Pesquisa Mensal de Emprego feita pelo IBGE, das pessoas desocupadas (PD), e das pessoas ocupadas (PO) :

"PESSOAS DESOCUPADAS (PD)
A Pesquisa Mensal de Emprego assinalou, na comparação com maio de 2009, declínio de 8,3% no contingente de desocupados no total das seis regiões pesquisadas. Em relação a junho de 2008, esta estimativa apresentou estabilidade.
Regionalmente, houve queda de 12,5% em relação ao mês anterior, em São Paulo. Na comparação com junho de 2008, foi observado aumento na Região Metropolitana de Recife (24,7%).


PESSOAS OCUPADAS (PO)
O contingente de ocupados (21,1 milhões) cresceu em relação a maio (0,8%) e ficou estável em relação a junho de 2008. Houve alta na Região
Metropolitana do Rio de Janeiro (1,3%), na comparação mensal. Em relação a junho
de 2008 não foi observada variação significativa em nenhuma das regiões.
"

Fonte: IBGE


Esperamos que o ritmo do desemprego continue assim, sempre caindo, e com isso o emprego vai aumentando, e muitas famílias poderam ter uma qualidade de vida melhor no nosso país, e vamos torcer para que o rendimento do nosso trabalhador brasileiro aumente assim como está aumentando a taxa de empregados.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.