IPI volta a ser cobrado e preços de carros e motos aumentam

Nesta quinta feira 1º de outubro, IPI volta a ser cobrado para carros novos. Taxa de 3% do Cofins volta a incidir sobre valor da motocicletas.

A partir desta quinta-feira (1º), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) volta a ser cobrado sobre carros novos. O imposto aumenta de mês a mês até dezembro, quando janeiro volta ao normal.

Gráfico (desenvolvido por Mikael Fernandes)


As concessionárias já podem subir o preço dos carros com motor 1.0 para 1,5%, seguindo assim a regra definida pelo governo. Com isso, um carro de R$ 25 mil, por exemplo, fica R$ 426 mais caro a partir de agora.

Algumas lojas que ainda estão com carros em estoque prometem permanecer com o IPI reduzido. As motos vão ficar 3% mais caras. Pois também nesta quinta-feira volta a ser cobrado o (Cofins) Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

O imposto representa 3% do valor total da motocicleta. O imposto havia sido suspenso no início do ano como forma de estimular ainda mais a venda de motos no país. A redução do IPI de carros 0km foi decretada em 15 de dezembro do ano passado.
Mais informações no site G1.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.