Chuvas constantes fazem Tietê invadir casas em Guarulhos

A Defesa Civil improvisou uma ponte de madeira com cerca de 460 m. Moradora da localidade diz ter  medo de ficar em casa.


As chuvas que vem atingindo a região metropolitana da grande São Paulo desde de dezembro de 2009 e que já causaram muitos estragos, fizeram com que o nível da água do Rio Tietê aumentasse, assim alagando vários bairros da capital e de cidades próximas.

Em Gurulhos SP, aproximadamente 20 famílias estão vivendo situações críticas, agora as casas das mesmas estão sendo local de passagem das correntezas, estes moradores vivem na cidade de Itaim, na Vila Any, e nesse local a única maneira de andar é por cima de uma ponte improvisada.

Os que se arriscam passar pela ponte, não tem certeza de sair mais da água. Segundo moradores pelo menos seis camnhões caíram neste ponto.

Trecho da Reportagem publicada pelo R7.


Risco


A prefeitura de Guarulhos admite que as pessoas que estão no local correm sérios riscos e garante que está trabalhando para preservar a vida e saúde dos moradores da região. No total, o número de famílias atingidas pelas cheias no bairro é de 260.

 
Desde o dia 8 de dezembro, o governo municipal diz que disponibiliza alojamentos em prédios públicos, distribui refeições diárias, e está fazendo o cadastramento para obtenção de moradias junto a programas sociais. A prefeitura também garante que todas as famílias que vivem às margens do Tietê terão prioridade de atendimento em programas habitacionais.

Situação de Emergência

Na última sexta-feira (29), o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, decretou situação de emergência nas regiões da cidade afetadas pelas cheias do rio Tietê. O decreto tem validade de 90 dias e visa agilizar os procedimentos adotados pelo poder público no que diz respeito ao combate às enchentes, incluindo a contratação de serviços emergenciais, convocação de voluntários, campanhas de arrecadação de recursos, entre outras ações.
Veja algumas imagens dos estragos divulgadas pelo Portal R7.

    







Alguns usam os cavalos como meio de transporte.                                       

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.