INSS envia carta para quem pode requerer seu benefício neste mês

As correspondências serão enviadas a partir desta segunda-feira (1), o lote liberado pelo INSS contém 1.642 cartas-aviso.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) enviou cartas aos segurados urbanos que completam condições de se aposentarem por idade a partir deste mês de fevereiro. A carta enviada pelo INSS avisa que a pessoa pode requerer seu benefício a partir da data de seu aniversário. O lote liberado pelo INSS contém 1.642 cartas-aviso.

Quem recebe os documentos?

Homens, que, a partir desta segunda-feira (1) completarem 65 anos e as mulheres que completam 60. Nestes dois casos é preciso ter 174 contribuições, se o segurado tiver sido inscrito no INSS até 24 de julho de 1991, caso tenha sido inscrito após esta data terá que ter 180 contribuições. A correspondência traz as orientações necessárias para que o segurado possa requerer seu benefício.

Por que tenho condições para me aposentar e não recebi a carta?

Caso você não receba a carta e tem as condições para se aposentar por idade, deverá  atualizar seu cadastro, agendando atendimento pela Central 135. O INSS alerta que é necessário manter os dados sempre atualizados, pois todos os avisos do Instituto são feitos por correspondência.

O que consta na carta?

Além do nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), consta ainda a data de nascimento, sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS e estimativa da renda mensal do benefício, baseado nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).  

Mais informações acesse o site da Previdência Social - http://www.previdenciasocial.gov.br/

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.