Fumantes são menos inteligentes, aponta pesquisa

20 mil soldados de Israel, com idade entre 18 e 21 anos, foram entrevistados. O estudo publicado pela revista ‘Addiction’ sugere que fumante tem QI menor.

Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. A pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que pessoas que não fumam.

Pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram dos que fumavam mais cigarros por dia. Além das consequências prejudiciais à saúde já conhecidas, fumar afeta também o desempenho intelectual.

Um artigo publicado pela “Addiction”, uma das revistas mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco: segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.

Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idades entre 18 e 21 anos. Os fumantes estavam dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto o OI deles era 94, o QI dos não-fumantes estava na média de 101.
 
Os pesquisadores chegaram a uma conclusão que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Uma constatação polêmica.

“Eu estudo normalmente como sempre estudei, tiro minhas notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando”, diz um universitário. “Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar”, acrescenta outro estudante.


Fonte: G1

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.