Sonda da Nasa faz imagens espetaculares do Sol

As imagens mostram detalhes inéditos. SDO vai ajudar os cientistas a entenderem melhor a estrela central nosso sistema.

Mais de três meses após ter sido colocado em órbita, o SDO (Observatório de Dinâmica Solar) da Nasa (Agência Espacial Americana) começou a tirar algumas fotos de tirar o fôlego da estrela central de nosso sistema.


As primeiras imagens foram reveladas ontem quarta-feira (21) pela agência.
Os engenheiros que estavam a frente dessa missão ficaram entusiasmados: as imagens capturaram sequências de grandes distúrbios na superfície solar e fortes explosões que ocorrem em uma bola gigantesca de gases cósmicos, como o Sol.

O observatório espacial foi lançado ao espaço em fevereiro deste ano para ajudar os pesquisadores a compreender melhor como os processos que ocorrem no Sol afetam a vida na Terra.

A expectativa da Nasa e de seus parceiros internacionais é que o SDO forneça dados úteis que ajudem a prever os fenômenos solares com mais precisão do que a permitida pelos meios atuais.

O SDO registra fotos do Sol com uma resolução dez vezes maior do que a de uma câmera de alta definição e ainda possui quatro telescópios.

O observatório espacial também conta com instrumentos que permitem medir a força magnética na superfície e a energia ultravioleta liberada pela estrela central de nosso sistema.

Veja outras imagens espetaculares:



Fonte: R7

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.