Televisão 3D faz mal para grávidas e bêbados, mostra estudo

Grávidas, bêbados, idosos, pessoas com isônia terão que acrescentar mais uma prescrição a sua lista de atividades de risco: a televisão em três dimensões, recomenda a Samsung.

Caso você não pertença a nenhum destes grupos, não pense que está livre dos "efeitos secundários" destes novos televisores.

"Alguns espectadores podem experimentar ataques epilépticos após a exposição a imagens intermitentes de algum filme ou videogame 3D", diz a Samsung, e ainda adverte: não é necessário ter sofrido destes ataques anteriormente ou ter antecedentes familiares para sofrer um destes episódios.

Além disso, também será complicado relaxar em frente à tela, pois deveremos estar sempre cientes de possíveis sintomas que a qualquer momento poderão nos conduzir ao médico, reforça a Samsung.

Sintomas podem ser sentidos, como: visão alterada, sensação de enjoo, movimentos involuntários como espasmos musculares, confusão, náuseas, perda de consciência, convulsões, cãibras ou desorientação. A companhia disse que não é preciso sentir todos de uma só vez, basta um para a tela apagar e esperar que outra pessoa conte o fim do filme.
Se estiver com criança, deixe o controle sempre por perto, pois periodicamente terá que parar a imagem para perguntar por cada um dos sintomas.

A maneira mais prática para evitar esses riscos é "descansando frequentemente" e aproveitar para ver se realmente notamos a vista muito cansada ou os olhos secos.

Fonte: Folha Online / Foto: Nicky Loh -8.abr.10/Reuters

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.