Aplicativo de reconhecimento facial está sendo testado na web

Segundo a empresa Face.com, a precisão do Photo Finder chega a 90% dos resultados
Foto: Reprodução

A companhia Face.com está com um programa de reconhecimento facial em fase de testes, a tecnologia pode identificar as pessoas em redes sociais e álbuns virtuais, comparando uma foto a imagens semelhantes.

Para alcançar os resultados, o Photo Finder usa combinações da face obtidas por detalhes como tamanho e formato do rosto, olhos, nariz, boca, etc. Na proporção que uma fotografia é nomeada, acontece o mesmo com outras semelhantes.

De acordo com a empresa, a precisão chega a 90% dos resultados esperados e melhorias oferecidas por desenvolvedores voluntários de aplicativos já são aceitas para que o recurso não se restrinja apenas em redes sociais, mas alcance toda a internet.

O serviço de compartilhamento de fotos, Picasa, da empresa Google, e o Facebook possuem sistemas de organização de imagens a partir de reconhecimento facial. Com o aplicativo Phototagger, da Face.com, usuários da maior rede social do mundo agrupam fotos semelhantes e atribuem para cada uma delas palavras-chave. Quando o dono do perfil ou um amigo é identificado, o usuário do aplicativo recebe um aviso.

O site Daily Mail cita fontes da Cruz Vermelha com opinião favorável ao sistema, por ser útil na busca de pessoas em casos de desastres humanitários, porém defensores da privacidade pessoal afirmam que o Photo Finder pode ocasionar desconforto entre internautas.

E você, o que achou do aplicativo? Dê sua opinião!

Fonte: R7

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.