A cada três dias é descoberta uma nova espécie na Amazônia

De 1999 à 2009 foram encontradas mais de 1,2 mil novos seres na região

Rã com chama de fogo na cabeça
Na Amazônia, a cada três dias uma nova espécie é detectada, é o que mostra um relatório divulgado em Nagoya, no Japão pela organização WWF (World Wildlife Fund). Mais de 1,2 mil novas espécies foram identificadas na região, só entre  os anos de 1999 e 2009 de acordo com o relatório "Amazônia viva", publicado durante a X Conferência do Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB).

Entre algumas das espécies descobertas na última década, o que aponta o documento da WWF, estão: uma rã com um desenho de chamas na cabeça surpreendente, um papagaio calvo de cores brilhantes e uma sucuri de quatro metros.
O surpreendente e colorido inventário apresenta as descobertas recentes feitas na região, que envolve nove países o que corresponde a: 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos.

Um silurídeo gigante ou o "peixe Golias" foi descoberto em 2005 no rio Amazonas. Outro da mesma espécie, que media 1,5 metro e pesava 32 quilos, foi encontrado e capturado em 2007 na Venezuela.

Já entrando nos répteis, 28 serpentes, 26 lagartos e uma nova espécie de tartaruga foram catalogados na década. A supreedente descoberta do papagaio calvo em 2002 fez com que a organização se questionasse como foi possível um animal tão colorido e tão grande não ter sido detectado antes.

Entre as nova espécies de de mamíferos identificados estão: um golfinho de rio boliviano, sete macacos, dois porcos-espinhos e 13 ratos.

- Esta região incrível se encontra sob pressão em consequência da atividade humana. A paisagem está mudando rapidamente, que coordenou a elaboração do relatório do WWF. Depois de séculos de intervenção humana muito limitada na região nos últimos 50 anos a humanidade provocou a destruição de pelo menos 17% da selva amazônica", afirmou o coordenador da elaboração do relatório do WWF Francisco Ruiz.

Fonte: Zero Hora

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.