Pular para o conteúdo principal

A cada três dias é descoberta uma nova espécie na Amazônia

De 1999 à 2009 foram encontradas mais de 1,2 mil novos seres na região

Rã com chama de fogo na cabeça
Na Amazônia, a cada três dias uma nova espécie é detectada, é o que mostra um relatório divulgado em Nagoya, no Japão pela organização WWF (World Wildlife Fund). Mais de 1,2 mil novas espécies foram identificadas na região, só entre  os anos de 1999 e 2009 de acordo com o relatório "Amazônia viva", publicado durante a X Conferência do Convênio sobre a Diversidade Biológica (CDB).

Entre algumas das espécies descobertas na última década, o que aponta o documento da WWF, estão: uma rã com um desenho de chamas na cabeça surpreendente, um papagaio calvo de cores brilhantes e uma sucuri de quatro metros.
O surpreendente e colorido inventário apresenta as descobertas recentes feitas na região, que envolve nove países o que corresponde a: 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos.

Um silurídeo gigante ou o "peixe Golias" foi descoberto em 2005 no rio Amazonas. Outro da mesma espécie, que media 1,5 metro e pesava 32 quilos, foi encontrado e capturado em 2007 na Venezuela.

Já entrando nos répteis, 28 serpentes, 26 lagartos e uma nova espécie de tartaruga foram catalogados na década. A supreedente descoberta do papagaio calvo em 2002 fez com que a organização se questionasse como foi possível um animal tão colorido e tão grande não ter sido detectado antes.

Entre as nova espécies de de mamíferos identificados estão: um golfinho de rio boliviano, sete macacos, dois porcos-espinhos e 13 ratos.

- Esta região incrível se encontra sob pressão em consequência da atividade humana. A paisagem está mudando rapidamente, que coordenou a elaboração do relatório do WWF. Depois de séculos de intervenção humana muito limitada na região nos últimos 50 anos a humanidade provocou a destruição de pelo menos 17% da selva amazônica", afirmou o coordenador da elaboração do relatório do WWF Francisco Ruiz.

Fonte: Zero Hora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Helicóptero da Rede Record cai em SP

A aeronave caiu no gramado do Jockey Clube em São Paulo, depois de rodopiar no ar.



O helicóptero da Rede Record caiu no Jockey Clube, na Zona Sul do estado de São Paulo por volta das 7h20 desta manhã de quarta-feira (10). Quando sobrevoava, a aeronave começou a rodopiar, perdeu a altitude e caiu no local. Os bombeiros foram chamados.

O médico veterinário do Jockey informou a euipe da Rede Globo que o piloto faleceu no momento, mas o cenegrafista que também estava na aeronave foi retirado com vida e levado a um hospital.

A TV responsável pelo helicóptero ainda não infrmou o estado das vítimas, as mesmas foram levadas até o Hospital Itacolomy, Zona Oeste. A emissora de tv informou o nome das vítimas: o piloto Rafael Delgado Sobrinho e o cinegrafista Alexandre da Silva Moura, conhecido como Borracha.

E ainda no mesmo dia..

Funcionários da Rede Record homenageiam piloto morto em queda do helicóptero da emissora

Fonte: G1

Flamengo é hexa campeão brasileiro

O Flamengo conquistou o hexacampeonato neste domingo (6), depois de vencer o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã lotado, aliviando o jejum de 17 anos.

O Flamengo passou por um grande sufoco em um jogo de tirar o fôlego no Maracanã na tarde de domingo (6), um jogo contra o Grêmio. Foram 90 minutos de muita agonia dos rubro-negros, não jogavam bem, mas jogo que vai pra história.

Com quase 85 milhões de torcedores presentes, o maracanã viveu momentos de muita tensão. Para piorar ainda mais a situação dos rubro-negros, o Grêmio marca um gol, o que deixa os jogadores muitos receiosos.

Depois que o fla empata com o Grêmio, a torcida fica um pouco mais confiante, mas não tanto assim, depois de muita luta o Flamengo consegue o segundo gol, quando Ronaldo Angelim cruza de cabeça um escanteio, então a festa começa.
Depois de terminada a partida os torcedores e todo o time comemoram o título de Hexacampeão, muita festa, muita alegria e também muito alívio, sensação que todos 85 milhões devem ter sentido de…

Aos 81 anos, morre o ator Paulo Goulart

Depois de uma grande luta contra um câncer na região dos pulmões, o ator Paulo Goulart faleceu hoje no hospital São José, em São Paulo. Goulart estava internado para tratamento da doença descoberta no início de 2012, dois anos depois de ter se recuperado de um câncer nos rins.

Paulo Goulart era casado com a atriz Nicette Bruno e pai de Beth Goulart, Bárbara Bruno (atrizes) e Paulo Goulart Filho, diretor e dançarino. 

Segundo o Portal G1, a família não autorizou o hospital divulgar a causa da morte.

Veja alguns famosos que lamentaram a perda do ator pelo Twitter:
Triste pela família do Paulo Goulart, que eles tenham muita força para seguirem em frente. Ele era muito gente boa. Descanse com Deus.
— Bruno De Luca (@brunodeluca) 13 março 2014
Paulo tinha sempre um sorriso aberto para os companheiros… astral bom nos camarins!
— antonio grassi (@antoniograssi) 13 março 2014
Luto pelo Paulo Goulart. Um ator completo, generoso, sábio e que adorava conversar sobre a arte... Sempre um cavaleiro! D…