Fome ou vontade de comer?

Escape das calorias extras e evite problemas com a balança


Não é normal sentir fome o dia inteiro. Se você é daquelas pessoas que não consegue passar mais de meia hora sem mastigar alguma coisa, cuidado! Essa muitas vezes pode ser a explicação. Geralmente quem age desta forma não sente fome.

Segundo a nutricionista Roberta Stella, nenhum organismo tem uma necessidade tão intensa de consumir alimentos. Isso é apenas vontade de consumir algum alimento. Esse sintoma é um tipo de máscara para a ansiedade, ou uma reação quando somos expostos à sensações olfativas ou visuais, como passar na frente de uma confeitaria.

Saciar a vontade frequente de comer pode acarretar excesso de peso e sensação de descontrole. Por isso é aconselhável se estipular uma rotina alimentar 
estabelecendo horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches.



Confira abaixo 6 dicas para evitar o descontrole alimentar:

Perigo: Você tem mania de ficar beliscando, mesmo tendo acabado de comer, e perder a noção de quanto alimento já foi consumido.

Como resolver: nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consuma alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral). Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazendo com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente. Outra dica é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais, isso evita ficar beliscando. 



Perigo: Com trabalho para fazer, você não para de vasculhar a geladeira e desconta a ansiedade, o tédio ou até a felicidade de ter terminado o trabalho na dieta. 

Como resolver: é comum querer desviar a atenção em situações que exigem muita concentração. Em casa, facilmente a geladeira é o alvo preferido. Se o cansaço bateu, faça outra atividade, como ouvir uma música, fazer uma ligação para um amigo, ver um programa na TV ou ler alguma revista ou jornal. Mas, o importante, é não transferir para o alimento algum sentimento ou recompensa por um trabalho que está sendo realizado. 



Perigo: Abusar do couvert e pedir uma refeição mais leve no restaurante.

Como resolver: No momento em que chegar ao restaurante, a fome pode estar dando sinal de vida. Entretanto, o mais prudente é fazer logo o pedido e dispensar petiscos ou o couvert, que acrescentam calorias desnecessárias no seu cardápio. 



Perigo: Sempre que senta para assistir à televisão, arruma uns petiscos.

Como resolver: ao assistir ao seu programa preferido, evite comer em frente à TV. Dividir a atenção com o alimento faz com que você perca a noção da quantidade ingerida, comendo demais. A melhor atitude é fazer um lanche pequeno entre as refeições principais, podendo ser frutas, iogurte, suco, barrinha de cereais. 



Perigo: Aproveita os minutos no telefone para comer alguma coisa. 

Como resolver: falar com alguém ao telefone e ao mesmo tempo ficar petiscando não é nada agradável. Primeiro, porque a pessoa do outro lado da linha perceberá e, depois, você pode não prestar atenção ao que está sendo falado. Além de mastigar mal, prejudicando sua digestão. 



Perigo: Manter guloseimas no porta-luvas do carro. 

Como resolver: já há disponíveis vários alimentos que podem ser levados para cima e pra baixo, esperando a fome. Mas é importante não fazer do carro ou da bolsa uma doceria ambulante. Boas opções são barrinhas de cereais, embalagens individuais de biscoito integral e frutas. Não há desculpas que defendam a vontade de comer. Mas, se a fome aparecer, opte pelos alimentos mais saudáveis. 

                                                                                       por MinhaVida

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.