Novo material de carbono é resistente como diamante

Aglomerado é composto de estruturas cristalinas e desordenadas, antes existente apenas na teoria

Cientistas americanos conseguiram realizar uma grande façanha: criaram um material de carbono super-resistente que chega a ser tão forte quanto o diamante. Os estudiosos começaram usando o carbono-60, com átomos muito bem organizados.

Em outro momento, foi adicionado um solvente orgânico entre os átomos dessa substância, depois submetendo-a a pressões relativamente baixas. Esse processo alterou a estrutura da composição carbônica, não chegando ainda a material muito resistente.

Durante a realização da experiência, a equipe descobriu que era possível reorganizar a estrutura dos átomos do carbono  elevando a pressão exercida no material, tornando-a muito superior a da atmosfera. 

Sendo feito isso, surgiu um novo material de carbono, com uma estrutura carbônica cristalina e desordenada — feito inédito na ciência estando, até então, presente apenas na teoria.

Lin Yang, cientista responsável pelo estudo, diz que há várias aplicações para esse tipo de material podendo ser utilizado na tecnologia, na mecânica e em outras diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Tecmundo

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.