Sente corretamente e tenha uma boa memória

Do Tecmundo


Você já deve ter ouvido diversos conselhos de pessoas tentando corrigir a sua postura, sugerindo que você mantenha as costas eretas e os ombros abertos. 
Entretanto, além de fazer bem para a coluna e ajudar a evitar inúmeras lesões, de acordo com uma notícia publicada pelo pessoal do Brainscape, a forma como nos posicionamos também pode influenciar a nossa memória e aprendizado.

Segundo o artigo, existem vários estudos que apontam que estar em uma posição desconfortável pode estimular o lado esquerdo do cérebro, que também é a parte que fica mais ativa quando estamos aprendendo algo novo. Assim, adotar uma postura relaxada na hora de estudar ou ler alguma coisa não é a melhor das opções.


Mantenha a linha


Além disso, um estudo realizado pela Universidade da Flórida encontrou evidências de que adotar uma postura correta na hora de estudar aumenta significativamente a retenção e o resgate de memórias episódicas. Assim, de acordo com o estudo, quando nos recordamos de algo, também nos lembramos das situações e emoções relacionadas a essa memória.

Portanto, adotar uma postura relaxada e desconfortável durante o processo de aprendizagem pode ser relacionado mais tarde com uma memória desagradável. 

Embora existam apenas evidências sugerindo que a postura adotada pode nos ajudar a lembrar com mais facilidade daquilo que aprendemos, não custa nada tentar manter uma posição adequada durante as aulas. Na pior das hipóteses, você estará beneficiando o próprio corpo e evitando lesões.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.