Você conhece o seu tipo de pele?

Identifique o seu tipo de pele e tome os cuidados mais adequados para sua saúde

Nossa pele é um dos órgãos que é definido pela genética assim como os outros do restante do corpo, isso é, quando você nasce suas características já estão todas bem definidas. 

Mas, não só de hereditariedade a pele é feita, ela também é resultado de como você a cuida, do que você come, do seu nível de stress e do seu estilo de vida. Por isso, é preciso levar em conta o seu tipo de pele para poder tomar os cuidados necessários e manter uma aparência sempre saudável.

Existem 5 tipos principais de peles descritas pelos especialistas: pele normal, pele oleosa, pele seca, pele mista e pele sensível.

Pele Normal


Como o nome já diz esse é o tipo de pele mais saudável. Possui textura fina e uma superfície suave, sendo bem flexível e macia. É a mais equilibrada entre todos os tipos de pele, nem muito oleosa e nem muito seca, possui poros pequenos e reflete saúde. Geralmente este tipo de pele é o que tem menos problemas com manchas e/ou espinhas.

Pele Oleosa

Neste tipo de pele as glândulas sebáceas possuem uma maior atividade devido a diversos fatores, inclusive genético. Isso faz com que a produção de óleo nessa região também aumente, deixando-a com aspecto de pele brilhante, devido ao grande acúmulo de sebo e de impurezas. Pessoas com este tipo de pele tem maior tendência em desenvolver espinhas.



Pele Seca


É a que deve se ter mais cuidados por envelhecer aceleradamente ou ocasionar consequências mais graves. A pele seca descama mais facilmente, tem pouca elasticidade e possui grande tendência para o aparecimento de rugas e linhas de expressão.



Pele Mista

É uma combinação de outros dois tipos de pele: oleosa e seca. Provavelmente é o mais típico entre as pessoas. Em algumas regiões como queixo, nariz e testa (chamada zona T), onde os poros são mais dilatados naturalmente, há uma maior concentração de óleo, já nas outras áreas como boca, bochecha e contorno dos olhos pode predominar o efeito seco.



Pele Sensível

É o tipo mais frágil e mais suscetível à irritações e inflamações. Algumas áreas apresentam vermelhidão, manchas, coceira e até ardor, e como a pele seca, também possui tendência para descamação. Apresenta uma textura fina e delicada, sensível à alterações no clima bem como uso de cosméticos. Merece bastante atenção e cuidados especiais.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.