Você sabe realmente o que é voto nulo e voto branco?

Entenda o que cada voto significa e a sua consequência nas eleições


As eleições estão chegando e algumas pessoas ainda possuem dúvidas ou aprenderam errado sobre como os votos nulos e brancos podem influenciar na possível eleição ou não de um determinado candidato. É fácil encontrar por aí pessoas insatisfeitas com administração ou com políticos dizendo que vão votar dessa maneira, tentando mostrar um certo tipo de resistência ou revolta com o sistema político, mas definitivamente, isso não resolve.


Apesar de parecerem sem nenhum compromisso como os seus nomes sugerem, estes tipos de votos possuem bastante força na contagem final. Por isso, se você estava pensando em "ignorar" seu voto, preste bastante atenção na explicação abaixo.

Primeiro, precisamos saber que tanto voto nulo quanto branco não são levados em consideração na contagem geral (não são contados), porém conseguem dar uma maior margem de elegibilidade para os candidatos.

Faremos um exemplo prático:

Temos 3 candidatos hipotéticos e 10 eleitores.

[Antônio] - 05 votos válidos

                       +
[Beto] -     03 válidos

                       +
[Carlos] -   02 válidos

Total = 10 votos válidos

Como para se eleger o candidato precisa de metade dos votos mais um, neste caso precisaria de 6 votos. No nosso exemplo, temos um candidato com metade dos votos (05), porém precisa de mais um para se eleger, ou seja, Antonio iria para o segundo turno.

Continuemos com os mesmos 10 eleitores e mesmos candidatos, porém veremos a situação com votos nulos e brancos.

[Antônio] - 02 válidos e 01 nulo ou branco

                       +
[Beto] -     05 votos válidos 

                       +
[Carlos] -   02 válidos

Total = 09 votos válidos

Já sabemos que para se eleger é preciso 50% dos votos + 1 > (4,5 + 1 = 5,5), então podemos dizer que quem mais se aproxima deste número é o candidato Beto, que não precisará mais ir para o segundo turno e já está eleito. 

Ao contrário do que aconteceu no primeiro caso, onde faltou 1 ponto para a eleição do candidato, aqui temos um número menor de votos válidos, e consequentemente, uma diferença de apenas 0,5 que não é suficiente para levá-lo a outro turno.

Através destes exemplos podemos verificar também que ao votar nulo ou branco em um candidato, você pode acabar elegendo outro. Por isso é preciso atenção e fazer o mais recomendado: escolha um candidato que represente seus interesses e faça valer o poder do seu voto.

Mikael Fernandes

Escritor e administrador no blog, técnico em Redes de Computadores. Tem uma grande afeição por tecnologia e gosta de compartilhar notícias e informações relevantes.